Ministra anuncia plano trianual de dragagens no porto de pesca da Póvoa

1130

Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, anunciou na passada sexta-feira que será feito um estudo para a implementação de um plano de dragagens aprofundado no porto de pesca da Póvoa de Varzim.

A governante disse que “está ser preparado um procedimento para realizarmos um estudo de fundo, topográfico e hidrográfico, para se saber, exatamente qual o panorama de toda área de influência das marés neste local”, e acredita que “em vez de se fazer procedimentos anuais com dragagens, será possível executar um procedimento que sirva para três anos, fazendo face a todos os problemas operacionais do porto”.

Mas, para resolver, no imediato, o problema do assoreamento neste equipamento portuário, que não só cria dificuldades à navegabilidade com também à segurança dos pescadores, Ana Paula Vitorino prometeu uma intervenção já nos próximos meses.

“Já lançamos um concurso para uma nova dragagem para este porto de pesca, com um valor base 650 mil euros, em que serão retirados 110 mil metros cúbicos [de areias], e que vai resolver os problemas para este ano”, anunciou a ministro mar.