Ministro visita Mercado da Póvoa e vê sucesso da máquina de receção de resíduos (fotos)

835

A máquina de receção de resíduos instalada há cerca de 2 meses no Mercado Municipal já recolheu mais de 83 mil embalagens, o que levou a que João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, tenha vindo na manhã desta sexta-feira à Póvoa de Varzim ver o seu funcionamento.

O governante conheceu os benefícios do equipamento desenvolvido pela Lipor e anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros em 50 equipamentos do género para instalar em todo o país.

O ministro divulgou também as metas ambientais: “temos que chegar ao ano de 2030 com apenas 10% dos resíduos a ir para aterro”.

A visita foi acompanhada pelos autarcas poveiros, com Aires Pereira, presidente da Câmara e também presidente da Lipor e da Smart Waste Portugal, a referir que “este equipamento permitiu reconhecer que o sucesso de utilização se prende com o facto de demonstrar às pessoas que o seu gesto conta e concluir que isto não é possível sem a colaboração das pessoas”.

O edil disse que o sucesso desta operação Lipor – Câmara Municipal – Ministério do Ambiente, “é uma boa medida, temos vindo a conquistar as pessoas e fundamentalmente a provocar uma mudança de atitude”.

Fotos José Alberto Nogueira