Misericórdia de Vila do Conde confirma compra dos Hospitais Senhor do Bonfim

3353

Em comunicado enviado às redações, e assinado pelo provedor Arlindo Maia, a instituição confirma o negócio da compra da totalidade dos Hospitais Senhor do Bonfim.

Na nota, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde refere que “no passado dia 14 de novembro de 2018, celebrou contrato promessa de compra e venda da totalidade do capital social da sociedade detentora do Hospital Senhor do Bonfim, tendo sinalizado o respetivo negócio, cuja concretização está prevista para o próximo mês de dezembro”.

Leia o comunicado na íntergra:

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

COMUNICADO DE IMPRENSA:

Assunto: Hospitais Senhor do Bonfim

No seguimento da Assembleia Geral de Irmãos realizada no passado dia 25 de novembro de 2018 e das diversas interpelações efetuadas pelos Órgãos de Comunicação Social, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, vem pela presente comunicar o seguinte:

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde é uma Associação de Fiéis constituída na ordem jurídica canónica, sem fins lucrativos, com objetivo de praticar solidariedade social concretizada nas “Obras de Misericórdia”.

Tem assumido um papel de referência na área da saúde, social e do turismo.

Ao longo dos últimos anos o crescimento exponencial dos seus serviços de Saúde tem motivado constantes ampliações do espaço físico, situação que está prevista materializar novamente, num curto espaço de tempo, tendo em conta a aprovação pela Câmara Municipal de Vila do Conde de nova ampliação para mais 1000 m2 de área coberta.

A qualidade dos serviços prestados, reconhecida por toda a população da região, com um orçamento anual de 22 milhões de euros, associado ao grande profissionalismo e qualidade dos colaboradores, que hoje são quase 1.000, tem motivado a Mesa Administrativa a ambicionar sempre mais e melhor para o futuro da Instituição com principal enfoque na área da saúde.

A ampliação aprovada apenas confere à Unidade de Saúde mais algum tempo, com resposta mais atempada e melhoramento do serviço prestado, de forma a permitir materializar as novas alternativas delineadas pela Mesa Administrativa.

A Santa Casa acredita que o futuro dos serviços de saúde passa pela construção, de raiz, de um espaço para a Unidade de Saúde com intuito de centralizar, otimizar e racionalizar serviços num local com as comodidades necessárias.

Tendo por base essa premissa, a Misericórdia de Vila do Conde adquiriu um terreno, junto à principal Estação do Metro de Vila do Conde, com 45.000 m2, para o qual tem projetada a futura Unidade de Saúde da Instituição, quadruplicando as atuais áreas onde os serviços são prestados.

O plano de crescimento necessário e delineado para a Unidade de Saúde da Misericórdia de Vila do Conde teve uma alteração de rumo quando um grande empresário da região lançou a esta Instituição o desafio de assumir a gestão do maior Hospital Privado do país, nele centralizando o futuro crescimento da Instituição.

Manuel Agonia, como empresário da região, com uma grande Fé Católica, sempre manifestou a vontade do Hospital Senhor do Bonfim poder ser assumido por uma Instituição de referência da região que conseguisse potenciar o futuro deste grande investimento, vendo com grande agrado a possibilidade de ser a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde a assumir esse desiderato.

Foram premissas do processo negocial a manutenção dos postos de trabalho, com os quais ainda mantem um enorme carinho, e a sua vontade patriótica da sociedade se manter detida por capital nacional.

Manuel Agonia assumia que, acima do valor do negócio estava o futuro do Hospital Senhor do Bonfim e a sua vontade deste assumir um papel de referência no futuro da saúde da região.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, tendo por base as premissas elencadas, no passado dia 14 de novembro de 2018, celebrou contrato promessa de compra e venda da totalidade do capital social da sociedade detentora do Hospital Senhor do Bonfim, tendo sinalizado o respetivo negócio, cuja concretização está prevista para o próximo mês de dezembro.

A Misericórdia de Vila do Conde, com mais de 500 anos de história, depara-se perante um novo e grande desafio só possível com o apoio dos seus irmãos, colaboradores, utentes e de todas as Instituições que sempre colaboraram, desde a fundação, para que a Instituição seja uma referência na saúde como atualmente tem vindo a assumir.

O sentimento generalizado desde que o negócio foi anunciado tem sido muito positivo com todas as organizações dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim a parabenizar a Santa Casa da Misericórdia mostrando toda a disponibilidade para ajudar no futuro.

Acreditamos que face à imagem de referência que a Misericórdia de Vila do Conde tem junto da população, conseguirá unir esforços e sinergias em seu redor tomando possível este grande desafio que permitirá disponibilizar a mais pessoas os cuidados de saúde e sociais que a Instituição presta, com serviços humanizados e de proximidade.

Vila do Conde, 26 de novembro de 2018

O Provedor

Arlindo Azevedo Maia engº