Mostra de Arte continua a animar Vila do Conde em montras do comércio tradicional

0
2300

De 3 a 19 de novembro, o município de Vila do Conde promove a 4ª edição da ‘montra’- mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional. A ‘montra’ traz anualmente um conjunto exposições e performances que exploram diferentes espaços públicos numa dinâmica de circulação pedonal pela cidade e de colaboração entre artistas e comerciantes.

Os projetos artísticos propostos são transdisciplinares e podem ir das artes performativas, artes plásticas, circo, dança, design, escultura, figurinos e cenografia, fotografia, literatura, música, poesia, teatro até ao vídeo.

A novidade deste ano da Montra é a parceria com o Festival Internacional de Solos FIS, que decorre na Póvoa de Varzim. A Montra leva até ao município vizinho a exposição (M)AR, do artista plástico Filipe Larangeira, com um conjunto de peças que evocam a atmosfera como lugar de discussão de ideias e construção de sonhos, expostas na Mercearia Paulino e no Cine-Teatro Garrett. A exposição arrancou na sexta-feira e está patente até dia 26 de novembro.

O FIS, nesta troca de experiências culturais, leva a Vila do Conde o solo “Macaquinho do Chinês”, da jovem bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro, uma performance / dança que tem lugar no Malhão Fashion Store, no sábado, 11 de novembro, pelas 18h30, explorando a ideia de imobilidade do corpo através da relação com um manequim.

Depois, às 19h30, o “Posto de Escuta” traz ao Mercado Municipal de Vila do Conde as coleções e raridades musicais de Marco Castiço.

O projeto Montra é organizado pela Noites Claras Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e a parceria do FIS – Festival Internacional de Solos.