Navais pedala durante 4 dias na Volta a Portugal de juniores

0
902

A equipa júnior do CDC Navais, constituída pelos ciclistas Lucas Lopes, Vasco Cunha, Diogo Miguel, Diogo Rafael, João Oliveira e Eduardo, corre a partir desta quinta-feira até ao próximo domingo, a 15.ª Volta a Portugal em bicicleta na categoria de Juniores.

O clube da freguesia poveira conta ainda com mais 5 pessoas no staff nesta prova que é composta por quatro etapas num total de 347,7 quilómetros que, além das equipas portuguesas, contará ainda com algumas formações estrangeiras.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, os atletas Sub19 vão dar as primeiras pedaladas na tarde desta quinta-feira, com a etapa inaugural a começar e terminar em Almeida, na extensão de 92,6 quilómetros. A fase final da etapa poderá permitir logo algumas diferenças, até porque a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria. A partida será dada pelas 13h30 e a chegada está prevista para as 16h00.

A segunda etapa, a mais longa da competição, liga Sabugal a Penamacor, num traçado de 129,4 quilómetros, a partir das 12h00 de sexta-feira. Sem subidas pontuáveis para a classificação da montanha, será a distância e, provavelmente, o calor a fazer a seleção dos melhores. A chegada está marcada para as 15h30.

A terceira tirada, a realizar no dia de sábado, poderá decidir a classificação geral, altura em que os corredores vão enfrentar um contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia, a partir das 13h30.

As diferenças entre os ciclistas podem ser corrigidas ou acentuadas na quarta e última etapa, no domingo, quando o pelotão percorrer 110,9 quilómetros, entre Celorico da Beira e a Guarda. Esta será a etapa-rainha da prova, visto que os jovens ciclistas terão de ultrapassar a exigente subida das Penhas Douradas, contagem de montanha de primeira categoria, antes da subida para a meta, via Santa Cruz, um prémio de montanha de segunda categoria. A partida será dada pelas 12h00, com chegada prevista pelas 14h55.

Foto da equipa júnior do CDC Navais que participou na prova de fundo organizadas pela federação.