O que distingue a E.P.V.C das outras escolas?

A Escola Profissional de Vila do Conde assenta numa relação pedagógica muito próxima e personalizada para cada formando tendo em conta o seu percurso formativo, uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza a progressão modular. Oferece oportunidades mais completas de desenvolvimento humano, contando no seu plano de estudos, além da formação técnica específica, uma formação sociocultural e científica, devidamente estruturadas, qualificando os jovens numa dada área do saber técnico e profissional, ao mesmo tempo que se desenvolvem globalmente como pessoas.

Os formandos têm oportunidade de iniciar uma vida ativa e profissional ou prosseguir estudos, adquirindo mais competências numa qualificação superior. Os jovens estão cada vez mais a optar por este caminho. Uma grande percentagem dos jovens opta pelo ensino profissional como 1ª escolha, cientes de todas as potencialidades que este caminho lhes oferece.

A escola tem favorecido uma boa articulação com o contexto social e económico local, integrando os formandos na comunidade e colocando-os em estágios, experiências de trabalho, visitas de estudo, além de facilitar a construção de projetos que interessam à comunidade, pois faz parte do plano curricular a realização de uma Prova de Aptidão Profissional.

Cada vez mais se procuram técnicos qualificados que cheguem às empresas no final dos seus cursos com uma postura de profissionalismo. As empresas pretendem encontrar potenciais colaboradores com vontade de aprender, com ambição e postura profissional. A Formação em Contexto de Trabalho é extremamente importante na inserção dos jovens no mercado de trabalho. É um processo de aprendizagem indispensável a todos os alunos, seja qual for a área de formação. Constitui o primeiro passo no mercado de trabalho, e o seu comportamento durante esse período é fundamental para adquirir experiência, competências e capacidade para enfrentar os desafios de um percurso profissional. Estes estágios têm sido considerados pelas empresas como uma oportunidade ao recrutamento.

Com grande expectativa convidamos os jovens a iniciar este caminho connosco descobrindo a qualificação que mais se adapta ao seu perfil, às suas condições e vocações, para que possam dar este passo importante para o seu futuro e com um projeto de vida pessoal baseado na sua vocação.

Na Escola Profissional de Vila do Conde os formandos são conhecidos e reconhecidos pelo seu nome, pelo seu rosto, pelos seus projetos
e pelas suas dificuldades. Acolhe todos e a cada um dá a devida atenção, como instituição reconhecida e bem conceituada de ensino profissional. Numa lógica de melhorar a adequação da oferta formativa às qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e aumentar a taxa de empregabilidade dos jovens, a proposta para o desenvolvimento económico e social a nível local, regional e nacional da Escola Profissional de Vila do Conde é a seguinte:

· Curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando;

· Curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos;

· Curso profissional de Técnico de Ação Educativa; · Curso profissional de Técnico de Turismo;

· Curso Técnico Superior Profissional em Animação Turística.

Beatriz Maia, Diretora Pedagógica EPVC

Notícias Relacionadas