O que reabre esta segunda-feira com a segunda fase de desconfinamento

Esta segunda-feira, 5 de abril, Portugal entra na segunda fase do desconfinamento, no âmbito da pandemia de covid-19.

Até à meia-noite de segunda-feira é proibido a circulação entre concelhos, que volta a ser permitida a partir das 00.00 horas do dia 6, terça-feira.

Reabrem o 2.º e 3.º ciclos e ATLs para as mesmas idades.

Reabrem esplanadas, com o máximo de 4 pessoas por mesa, a não ser que sejam do mesmo agregado familiar). Esplanadas com estrutura ou cobertura também podem funcionar, desde que haja circulação de ar. Nos dias úteis fecham às 22h30 e às 13h aos fins de semana e feriados.

Reabrem lojas até 200 m2 com porta para a rua. Supermercados e hipermercados já podem vender produtos cuja comercialização estava vedada por encerramento das lojas.

Feiras e mercados não alimentares, sendo disso exemplo a Feira da Póvoa esta segunda-feira.

No Desporto, regressam as modalidades desportivas de baixo risco, como ténis e padel, sendo permitida a atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

Está permitida a reabertura de centros de dia, equipamentos sociais na área da deficiência, museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares

Caso este processo decorra bem e com normalidade nas próximas duas semanas, depois a 19 de abril, reabrem:

Ensino secundário e superior, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos, lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação, todas as lojas com área superior a 200m2 e centros comerciais.

Restaurantes, cafés e pastelarias, com o máximo de 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados.

No desporto, as modalidades desportivas de médio risco, como o Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Futebol Formação e outros campeonatos.

Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo, eventos exteriores com diminuição de lotação.

Serão permitidos casamentos e batizados com 25% de lotação.

Depois a 3 de maio podem reabrir:

Restaurantes, cafés e pastelarias, com o máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas sem limite de horário, todas as modalidades desportivas, atividade física ao ar livre e ginásios.

Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação e Casamentos e batizados com 50% de lotação.

Foto José Alberto Nogueira / arquivo