Operação ‘Artémis’ para a fiscalização ao exercício da caça levada a cabo pela GNR

0
464

De 18 de agosto, até 28 de fevereiro de 2025, a Guarda Nacional Republicana GNR vai realizar a Operação ‘Artémis’, que consiste na fiscalização ao exercício da caça, para prevenção, deteção, repressão e investigação de situações que não estejam a seguir as normas legalmente definidas.

A operação vai ser levada a cabo pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), na sua qualidade de polícia ambiental, tem como objetivo observar o respeito pelas medidas de proteção e conservação dos recursos cinegéticos, tendo em vista a sua gestão sustentável.

Na abertura da caça no terreno autorizado é necessário ter atenção às espécies cinegéticas, meses e limite diário de abate, elencadas no Calendário Venatório Época Venatória 2024-2025.

Para que tal aconteça dentro da lei as ações de sensibilização e restantes iniciativas vão acontecer da seguinte forma: nos terrenos ordenados, iniciou no terceiro domingo de agosto, dia 18 de agosto de 2024, terminando a 28 de fevereiro de 2025; a época venatória de espécies cinegéticas de caça maior, tais como, o javali, veado, gamo, corço e muflão, em terrenos ordenados, iniciou a 1 de junho de 2024, terminando a 31 de maio de 2025 e nos terrenos não ordenados, começa a 6 de outubro de 2024 e vai acabar a 29 de dezembro de 2024.

Para quaisquer contributos ou denúncias nesta área, devem entrar em contacto para a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), no sítio www.gnr.pt (Serviços/SOS Ambiente) ou através do correio eletrónico sepna@gnr.pt.