Passe gratuito do Metro para crianças dos 4 aos 12 anos alargado a 17 municípios da área do Porto

1646

O passe de transporte Sub13 do Metro do Porto passa a partir desta quinta-feira a ser válido em toda a Área Metropolitana do Porto (AMP).

Para usufruírem da situação, as crianças entre os 4 e os 12 anos que tenham passe do Metro do Porto com assinatura carregada (3Z ou Municipal), podem tratar da alteração junto de uma loja Andante, bilheteira CP com venda Andante, postos Andante ou Máquinas de Venda Automática das estações de metro e da CP.

O passe Sub13, que entrou em vigor no passado mês de setembro, era apenas municipal ou então permitia viajar até um concelho vizinho que estivesse a uma distância máxima de três zonas, passando agora por serem gratuitas viagens nos 17 municípios da AMP, à exceção daquelas que beneficiam de transporte escolar gratuito.

No entanto, a AMP está a negociar com os operadores uma forma que permita que os passes escolares passem para passes Sub13, e que incidam em toda a área metropolitana.

Para futuras concessões de transporte, o processo de contratualização está em curso, e que irá resolver a situação em definitivo, uma vez que apenas irá existir o título Andante, sendo depois extintos os títulos de cada operador. Desta forma, situação que vai também abranger o transporte escolar que passará a ter o título Andante.