Passeios na história: “Avenida dos Banhos”

0
2871

Quando passamos hoje na Avenida dos Banhos que ladeia a praia para norte recebendo o forte vento marinho que nos refresca do sol ardente que ilumina a rua e onde sentimos o delicioso cheiro a maresia somos obrigados a recuar no tempo para pensar o porquê daquela avenida. Assim, recuando até 1811, encontramos uma rua de seu nome “Rua da Regoiça” povoada por tradicionais residências de pescadores do Bairro Norte.

O desenvolvimento da praia e o gosto que por ela foi surgindo no desenrolar dos tempos levou a que fossem crescendo, neste local, habitações balneares habitadas por aqueles que aqui vinham usufruir dos banhos do nosso mar porque a saúde a isso exigia, tendo isso levado a que, espontaneamente, assumisse o nome de Rua dos Banhos no ano de 1846 e, 51 anos depois (1897) passasse a chamar-se de Avenida dos Banhos. Ainda assumiu durante 10 anos (1916 a 1926) o nome de Avenida Brasil tendo a essa data, 1926 recebido o nome de Rua dos Heróis da Grande Guerra tendo sido definitivamente concedido a esta rua o nome de Avenida do Banhos em 1966.

É interessante ser referido que o que foi Presidente da Câmara Dr. David Alves imaginou para este espaço uma grande avenida dos banhos levando a que fosse criado um projecto em 1917 desenhado pelo arquitecto Moura Coutinho que fazia percorrer toda a avenida por “villas” multifamiliares de feição mais ou menos uniformes.

Não foi por diante este projecto e as “villas” foram dando lugar a outros edifícios multifamiliares para veraneantes sem atenção pela relação estética.

A Avenida dos Banhos é hoje procurada por muita gente nos dias soalheiros e nas noites calmas da época balnear da nossa cidade.

Paulo Veríssimo