Passou um ano desde que poveiros foram os primeiros a provar o maior arroz de sardinha do mundo

1365

O maior arroz de sardinha do mundo entrou oficialmente no livro dos recordes do Guinness em abril deste ano. Mas já muito antes, a 6 de julho de 2019, os poveiros tinham provado a iguaria, servida com pompa e circunstância na Praça do Almada.

Foram 450 quilos de sardinha, 120 de arroz, sal, cebola, alho, pimento, tomate, especiarias, uma panela com 567 quilos e 2 metros de diâmetro, que se traduziram em 1027 quilos de arroz. Prato foi distribuído por cerca de 2000 pessoas.

A assinalar este primeiro aniversário, na segunda-feira, esteve a Confraria dos Sabores Poveiros, entidade organizadora do evento, a Câmara da Póvoa de Varzim na pessoa do presidente Aires Pereira, e a Escola dos Serviços, local onde decorreu este momento e entidade que também apoiou a iniciativa na altura.

A responsável máxima da Confraria dos Sabores Poveiros, Lucinda Amorim, lembrou que o objetivo do encontro é que este prato, típico da Póvoa de Varzim, “volte à ementa dos restaurantes da cidade assim que ultrapassada a pandemia”.

Foto CMPV

E algumas imagens MAIS/Semanário do próprio dia