Pilotos poveiros mantêm viva a modalidade

0
2460

As provas de automóveis sempre despertaram muitas paixões na Póvoa de Varzim. Nos tempos áureos da modalidade na cidade, existiam provas como o Rali Casino da Póvoa de Varzim, o Rally Sprint e as Super Especial, além das chegadas e partidas do Rali de Portugal. Porém, há cerca de uma década que os eventos cessaram – mesmo assim, os pilotos locais continuam a competir e a lutar pelo automobilismo. Ao MAIS/Semanário, quatro pilotos falaram sobre a atualidade e a esperança de um dia a modalidade voltar a ser praticada no concelho.

Hélder Silva está a lutar pelo título de tetracampeão absoluto de Montanha. O piloto poveiro de 50 anos já venceu o campeonato de Portugal de Montanha nos anos de 2021, 2022 e 2023; e, em 2024, está posicionado no 1º lugar da classificação.

Para o piloto, o automobilismo “está no sangue”. Sempre gostou de motores, de “tudo o que tivesse rodas”. A sua paixão pela velocidade vem também desde há muitos anos: começou pelas competições de motociclo, em 1991, mas, mais tarde, passou para os carros, devido ao físico. Corre há cerca de 15 anos.

Este texto faz parte de um artigo publicado na edição de 26 de junho, no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel.