Plantéis da II liga sujeitos a testes da covid-19 a cada duas jornadas

15

Os jogadores da II Liga serão testados a cada das jornadas, indica o documento divulgado pela Liga de Clubes na segunda-feira. Neste quadro está o plantel do Varzim que será sujeito a testes até à próxima sexta-feira, 48 horas antes do jogo contra o FC Porto B.

Por sua vez os planteis da I liga, competição na qual está o Rio Ave, os testes serão realizados em todas as jornadas. Assim, o plantel do Rio Ave deve realizar testes no dia 18 de setembro, 48 horas antes do jogo em Tondela.

Estas são algumas das muitas medidas divulgadas pela Liga Portugal e estão inscritas no Plano de Retoma do Futebol Profissional.

Na I Liga testes a cada jornada

Depois do arranque da competição, os “jogadores constantes da ficha de jogo no último jogo oficial” serão testados até 48 horas antes da competição, sendo que estes exames serão feitos antes de todas as rondas na I Liga – regra aplica-se também para a Taça da Liga – e “a cada duas jornadas oficiais” na II Liga.

No plano da Liga de clubes há ainda a “recomendação para a realização de testes a todo o plantel e ‘staff’, uma vez por mês” e fica definido que “um caso positivo só retoma atividade após critérios de cura microbiológica” definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quanto aos delegados da Liga terão de fazer testes a cada duas nomeações, enquanto para as equipas de arbitragem, o modelo será definido pela Federação Portuguesa de Futebol.

Caso sejam detetados casos positivos (sintomáticos ou não) de infeção de covid-19 “devem, de imediato, ser comunicados à Autoridade de Saúde territorialmente competente. O caso positivo deve ser isolado, ficando impossibilitado de participar em treinos e competições até à determinação de cura deliberada pela Autoridade de Saúde territorialmente competente”, lê-se no plano apresentado pela Liga Portugal.

Na foto, atleta do Varzim faz teste à covid-19 na abertura da pré-época deste ano. Foto Varzim SC / José Alberto Nogueira.