Póvoa de Varzim festeja S. Pedro durante treze dias

0
915

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi o lugar escolhido para a apresentação das Festas de S. Pedro, deste ano. O programa vasto em iniciativas, arranca no dia 25 de junho vai até ao dia 7 de julho.

Para falar sobre as festas estiveram presentes, o vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, os representantes e um par de cada bairro.

Luís Diamantino lançou a grande novidade deste ano, no dia 30 de junho, a marginal da Póvoa de Varzim volta a ser palco do cortejo luminoso, que este ano vai ter carros alegóricos. “Houve uma associação que propôs que, no cortejo noturno, cada associação levasse o seu carro alegórico”, explicou o vice-presidente e a sugestão foi aceite por toda a Comissão”.

Luís Diamantino afirmou ainda que “esta festa é uma festa de um trabalho conjunto, um trabalho em rede” entre o Município, os bairros e a comunidade.

No dia 25 de junho, o Auditório da Lota enche-se com o S. Pedrinho da Pequenada, às 10h00.

No mesmo dia, às 22h a cidade ganha começa a ganhar cor e luz com a abertura da iluminação festiva.

Entre sardinhadas, no dia 27 de junho, às 22h é chegado o momento de conhecer os tronos de cada bairro.

A noite de S. Pedro, a 28 de junho, conta como sempre com muita animação e sardinhas pelas ruas. Perto da 00h há o fogo de artifício piromusical.

No dia de S. Pedro, dia 29 de junho, feriado municipal, para além da missa de S. Pedro, às 11h na Igreja da Lapa. Segue-se uma tarde com inúmeras atividades, entre elas, a arruada às 14h15, o concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e a Banda de Música de Morreira da Maia, às 13h. Logo a seguir, às 16h, a cidade torna-se mais solene para receber a procissão de S. Pedro.

À noite, por volta das 22h, os Xutos e Pontapés & Pontapés atuam, no Largo Vasques Calafate, mesmo em frente ao Casino.

Os dias que se seguem estão envoltos em concertos e festa. Todos os dias da semana há mais uma atividade, entre concertos, arraiais, um festival de folclore e sardinhadas.

No dia 5 de julho decorre a 2ª noitada de S. Pedro, com animação e programação pensada por cada bairro. No final da noite início da madrugada, às 2h há fogo de artifício, em cada bairro.

O tão aguardado espetáculo das Rusgas, no Estádio do Varzim, acontece a 6 de julho, às 22h. No final, a festa termina com o espetáculo de fogo de artifício na Avenida dos Banhos.

No dia 7 de julho, às 10h realiza-se a Corrida de S. Pedro, na Marginal da Póvoa de Varzim.

O vice-presidente concluiu “esta festa é feita pelas pessoas, todos os que estão na rua fazem parte desta festa” e explicou que este ano, a festa de S. Pedro vai mais longe, com a ida da Rusga da Póvoa, a Viana do Castelo, Aveiro, Ponte de Lima e a Esp

anha, à Galiza.