Póvoa de Varzim, Marinha e Universidade Católica assinam protocolo para Curso em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global

0
1220

Na passada quarta-feira (22), o Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim foi palco da assinatura do protocolo da 1ª Edição do Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global.

Para levar a cabo esta iniciativa, o Município da Póvoa vai ter como parceiros a Marinha Portuguesa e a Universidade Católica Portuguesa. Desta forma, assinaram o documento, por parte da Câmara Municipal da Póvoa, o presidente Aires Pereira, pela Marinha, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e o diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine Campos.

O curso vai ter duas vertentes, sendo que a 1ª é dirigida a pessoas licenciadas, que vão poder frequentar e receber uma capacitação. A 2ª vertente é para quem pretender fazer a licenciatura e tiver uma vocação para a área.

Numa primeira fase o curso vai funcionar no Centro Coordenador de Transportes e, posteriormente, a ideia é passar para as instalações da antiga fábrica A Poveira, que segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já está em andamento “o projeto da poveira está nesta altura a ser elaborado, para podermos candidatar quando houver avisos de candidatura para o 2030, onde ele já está referenciado”.

Aires Pereira terminou a sessão salientando que “não há Póvoa sem mar” e que “a Câmara Municipal tem condições para dar resposta a esta necessidade de tornarmos a nossa economia azul mais competitiva e com maior capacidade de geração de valor”.

A data de início do Curso está prevista para o primeiro semestre de 2024.