Preço do leite aumentou, mas continua abaixo da média comunitária, diz APROLEP

0
444

No seu mais recente comunicado, a APROLEP voltou a relembrar as dificuldades sentidas pelos produtores de leite, devido ao aumento dos custos de produção.

Apesar do aumento de preço, entre 1 e 1,5 cêntimos por litro, a partir de outubro, a associação refere que o valor continua 6 cêntimos abaixo do preço médio comunitário e a precisar de compensar um custo de produção de cerca de 40 cêntimos por litro.

Mesmo após as manifestações em frente à Câmara do Porto e na Trofa, as superfícies comerciais continuaram com promoções nos produtos lácteos e no leite.

Em reunião com a Associação das Empresas de Distribuição, a APROLEP transmitiu as dificuldades sentidas e a necessidade de aumento do preço pago aos seus fornecedores.

Neste momento, a associação encontra-se à espera de uma reunião com a Associação dos Industriais de Lacticínios.

Em síntese, reconhece que o leite e os produtos lácteos estão, aos poucos, a ser “mais valorizados e as promoções são menos radicais”.

Deixando um pedido para a Ministra da Agricultura, “fazer alguma coisa pelo setor e perguntar à distribuição e à indústria quando vão passar esse valor para o produtor. Janeiro está à porta e virá com novos aumentos dos custos de produção. Não há mais tempo para desculpas e atrasos”.