Procissão de Nossa Senhora das Dores é já no domingo

0
711
Foto: Arquivo

Durante este fim-de-semana continuam as festas de Nossa Senhora das Dores, cujo, ponto alto é durante a tarde de domingo, com a saída da procissão.

Antes, no sábado (14), decorre o primeiro arraial noturno, às 22 horas, com a exibição do conjunto ‘Impaktus’.

No domingo (15), vai ser celebrada a missa solene, cantada pelo Coro de Nossa Senhora das Dores, com sermão, às 11 horas, e sai a procissão de Nossa Senhora das Dores, às 16 horas.

O cortejo será presidido pelo prior da Matriz, padre Avelino Castro, e será acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e pela Banda Musical da Póvoa de Varzim. Vai incluir oito grupos alegóricos (‘Profecia do Velho Simeão’, ‘Fuga para o Egito’, ‘O Menino Entre os Doutores’, ‘A Caminho do Calvário’, ‘Crucifixão’, ‘Descida da Cruz’, ‘Soledade de Nossa Senhora’, e ‘Apoteose’) e três andores (Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora das Dores).

Depois de sair do Largo das Dores, a procissão segue em direção à Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre (Cego do Maio), Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça e Avenida Mouzinho de Albuquerque, regressando por fim ao Largo das Dores.

No final das celebrações religiosas, a festa continua com o segundo arraial noturno, às 22horas, com a exibição do Rancho Folclórico de Santa Eulália, de Beiriz, e do Rancho Caxineiro.

As Festas terminam com a tradicional Feira da Louça, que arranca na segunda-feira (16), pelas 9 horas, e com o beija-mão da Senhora, entre as 16 e as 23 horas, na terça-feira (17).