Professor em Vila do Conde lança no Diana Bar livro Litoral Poveiro abordagem ecológica

O livro ‘Litoral Poveiro abordagem ecológica’ de Alexandre Cardoso, é lançado, no Diana Bar, este sábado, 17 de julho, às 17h00 e contará com a presença da jornalista do Porto Canal Ana Rita Bastos. O acesso ao espaço será feito mediante a apresentação de um bilhete, que pode ser levantado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Este ensaio é uma perspetiva do autor sobre a forma de gestão da faixa costeira, a interação entre os diferentes atores intervenientes no processo de planeamento e como vê a necessidade de síntese das diversas sensibilidades e expectativas de uso do solo ao longo de todo este espaço.

Este estudo, sucessor da obra Litoral Poveiro Perspetiva Ambiental, ao mesmo tempo que revê e aprofunda a sucessão ecológica da faixa costeira da Póvoa de Varzim, dialoga com os diferentes agentes do processo de decisão, mediatização e gestão do litoral e condensa mais de uma década de estudos, revisões e contactos diversos que o autor teve a oportunidade de experienciar, possibilitando-lhe um olhar crítico e relativo para com um espaço em constante mutação.

António Alexandre Correia Cardoso nasceu a 8 de abril de 1974, natural da Barrô (Resende, Viseu). É licenciado em Geografia e mestre em Gestão de Riscos Naturais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Departamento de Geografia). É autor e coautor de vários projetos, trabalhos de investigação e conferências em Portugal e no estrangeiro, nas áreas da Geografia Histórica, Geomorfologia, Planeamento e Ordenamento do Litoral e atualmente leciona no Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches (Vila do Conde).

Na apresentação estará presente, a jornalista Ana Rita Bastos, natural de Amarante. Licenciou-se em Jornalismo e Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou o percurso profissional na rádio, mas desde 2009 que trabalha no Porto Canal.