Réplica de ‘Cutty Sark’ próxima de ser construída em Vila do Conde

353

A Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu uma reunião com as várias empresas que compõem os Estaleiros Navais de Vila do Conde no sentido de avaliar a respetiva disponibilidade para participarem na construção de uma réplica do navio “Cutty Sark” no concelho.

Todos os intervenientes mostraram interesse neste projeto, realçando a importância do mesmo para Vila do Conde e para os estaleiros que serão projetados em todo o mundo.

O projeto, promovido pela Cutty Sark2Sail Foundation, uma instituição de direito inglês, tem um custo estimado de 22 milhões de euros e um prazo de construção de 5 anos, a iniciar a 22 de novembro de 2019, data em que se comemoram os 150 anos do lançamento à água do navio original. Estima-se que o final desta construção possa ocorrer em 2024, na mesma data. O diretor do projeto é Vladimir Martus, um reputado arquiteto naval russo que, atualmente, capitania a fragata Shtandart, navio de treino de vela que já foi alvo de extensa reparação nos Estaleiros Barreto&Filhos em 2017.

Embora a decisão final ainda não tenha sido tomada, já existem contactos muito intensos para viabilizar esta construção em Vila do Conde. Ao escolher Vila do Conde como local de construção de eleição, a Fundação reconhece o saber fazer único dos carpinteiros navais vilacondenses e do importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo”, na busca da salvaguarda das técnicas de construção naval de madeira.