Semana Santa arranca na Póvoa de Varzim com Procissão dos Ramos

0
4683

No domingo foi realizada a bênção dos ramos, durante a Procissão dos Ramos que decorreu entre as igrejas Matriz e da Misericórdia.

Foi a primeira realização religiosa da Semana Santa promovidas pela Confraria do Santíssimo Sacramento da Póvoa de Varzim, que tem um programa alargado ao longo da semana. Para quarta-feira, dia 23, às 21h30, haverá um concerto na Igreja Matriz pelo Quarteto Verazin e Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

No dia 24, quinta-feira à noite, realiza-se a tradicional visita às igrejas e capelas da cidade, mas antes, às 17h, realiza-se a celebração da Ceia do Senhor, com missa vespertina, cerimónia do lava-pés e procissão eucarística na Igreja Matriz.




Na Sexta-feira Santa, às 15h, terá lugar a celebração da Paixão do Senhor, via sacra, liturgia da palavra, adoração da Santa Cruz e comunhão eucarística na Igreja Matriz. Às 21h30 começa o Sermão do Enterro pelo padre Manuel Martins Ferreira e às 22h sai à rua a Procissão do Enterro do Senhor.

No Sábado Santo às 22h começa a Vigília Pascal com a missa da ressurreição na Igreja Matriz. No domingo, dia 27, às 9h30 começa a eucaristia solene na Igreja Matriz, saindo à rua às 10h30 a  Procissão da Ressurreição. Às 14h30 começa a visita Pascal e às 19h começa o cortejo festivo dos Compassos Pascais da Praça do Almada até à Igreja Matriz. As celebrações terminam com uma missa às 19h30 naquela igreja.

Fotografias: Passion Photo