Semana Santa na Póvoa de Varzim começa no dia 24 de março

0
1168
Cartaz: CMPV

A Semana Santa na Póvoa de Varzim, vai ser recheada de atividades, que começam no domingo de Ramos, 24 de março, e terminam, no dia de Páscoa, domingo, 31 de março.  

No dia 24, às 10h realiza-se a procissão de Ramos, que parte da Igreja Matriz, com paragem, às 10h30, em frente à Igreja da Misericórdia, para a bênção dos ramos. De seguida, às 11h, vai haver uma eucaristia solene, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. 

Na quarta-feira Santa, dia 27 de março às 21h30, está programado um concerto do grupo Coral Ensaio, na Igreja Matriz, que vai ser dirigido por Tiago Carriço.  

No dia 28 de março, quinta-feira Santa, às 17h, vai decorrer na Igreja Matriz, a celebração da Ceia do Senhor. Mais tarde, à noite realiza-se a tradicional visita às igrejas da Póvoa de Varzim.  

A 29 de março, sexta-feira Santa, celebra-se a Paixão do Senhor, na Igreja Matriz, às 15h. Para a noite, está definido o Sermão do Enterro, às 21h30, na Igreja Matriz e, de seguida, às 22h a Procissão do Enterro do Senhor, mais conhecida por Procissão do Senhor Morto. Este cortejo vai da Igreja Matriz, passa ao Largo do Cruzeiro na Praça do Almada, entra na Rua da Junqueira, até à Capela de S. Tiago, sobe a Rua Manuel Silva em direção à Rua Sra. do Monte, passando a Capela de Nossa Senhora das Dores e regressa à Igreja Matriz. Esta procissão é acompanhada, em pontos estratégicos pelo Coral Ensaio, a Capela Marta, o Grupo Coral de Santa Maria da Estela e Coro Paroquial de S. Pedro de Rates.  

No dia 30 de março, sábado Santo, às 21h30 vai decorrer a Vigília Pascal, com missa da Ressurreição, na Igreja Matriz.  

No dia de Páscoa, dia 31 de março, celebra-se a Eucaristia Solene, às 9h30, na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição, às 10h45. De tarde, às 14h30 começa a Visita Pascal, com o compasso a ir a casa das pessoas. No final, às 19h da Praça do Almada até à Igreja Matriz faz-se a Cortejo Festivo, com todos os compassos. Chegando à Igreja Matriz, vai haver, às 19h Eucaristia.  

Todas as cerimónias relativas à Semana Santa vão ser presididas por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga.