Site do SNS tem nova página que mostra as urgências disponíveis

0
960

O Portal SNS tem, a partir desta terça-feira (25), uma página interativa para consulta dos serviços de urgência disponíveis e respetivos horários. Na página, disponível aqui, é possível verificar se, nos próximos sete dias, o serviço está disponível ou, se não, a que horas fecha ou volta a abrir.

Em nota de imprensa, a Direção Executiva do SNS explica que a lista inclui apenas os serviços de urgência de Portugal Continental. É possível fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde, para saber quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis.

A ferramenta integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do Sistema Integrado de Informação de Prestadores, ou seja, a plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoas para as urgências. Esta plataforma é a mesma que serve para a referenciação dos utentes através da Linha SNS 24.

“Os dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes, de forma transparente e inovadora, a resposta de cada hospital e do SNS em matéria de urgência hospitalar”, lê-se no comunicado.

Por exemplo, no caso da Unidade Hospitalar da Póvoa de Varzim, de momento, é possível consultar que a urgência de obstetrícia e ginecologia, a urgência geral e a urgência pediátrica vão estar abertas todo o dia até 3 de julho.

Notícia atualizada às 16h20 de dia 27 de junho com correção do horário de funcionamento da urgência, conforme atualização no portal SNS.