Trono do bairro da Matriz exibe presente especial (Fotos)

0
6116

Na noite da passada quinta-feira, em que teve lugar a inauguração dos tronos dos 6 bairros, no bairro da Matriz houve um momento muito especial. Miguel Cajano na pessoa do pai Joaquim Cajano, ofereceu a estátua de S. Pedro, que está exposta no trono, à Associação da Matriz.

Joaquim Cajano, colecinador de santos, entendeu que ao fazer 30 anos em que a imagem enfeita o trono, oferecer a coletividade a estátua de madeira e que apresenta alguma dimensão.

António Quilores, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, contou ao MAIS/Semanário uma curiosidade sobre Joaquim Cajano, que fez parte da 1ª comissão do Bairro Sul e, agora, oferece um São Pedro ao Bairro da Matriz. Este gesto só prova que na Póvoa de Varzim, o S. Pedro é vivido sem rivalidade, ou melhor dizendo, é vivido com uma rivalidade saudável.

Presente na inauguração do trono, Andrea Silva, vereadora da Câmara da Póvoa de Varzim, lembrou os tempos em que fez parte da rusga da Matriz. No final, afirmou, “acho que esse é que é o espírito de S. Pedro, as nossas festas de São Pedro as festas da cidade são as festas mais bonitas e aquelas que os poveiros vivem com mais intensidade” e terminou “esse espírito de amizade, de solidariedade, de empatia por aqueles que são os do nosso bairro, os dos outros bairros, e aquelas pessoas que nos visitam de fora tem que continuar, porque é essa a marca do nosso São Pedro na Póvoa de Varzim”.