Há um agravamento do estado do tempo para esta terça-feira, 15 de novembro, com possibilidade de cheias no período do início da manhã, entre as 6h30 e as 8h00.
O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um agravamento das condições meteorológicas, com agitação marítima e precipitação e vento de intensidade alta previstas para o concelho da Póvoa de Varzim.
Por isso foi lançado um aviso à população por parte do município da Póvoa de Varzim, “para o período compreendido entre as 05h00 e as 9h00, com probabilidade de concentração de chuva num curto espaço de tempo nesse período, principalmente entre as 6h30 e as 8h00”.
É recomendada à população a tomada das medidas de prevenção, como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e de gelo nas vias.
É indicado não atravessar zonas inundadas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores; redobrar a atenção à circular junto à orla costeira; reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas nos cais e marinas ou fundeadas/amarradas; primar por uma postura de segurança e de precaução ativa, não assumindo comportamentos de risco.
Também a Proteção Civil alertou para a possibilidade de ocorrência de cheias e deslizamento de terras devido à previsão para os próximos de dias de chuva persistente e “por vezes forte”, em especial nas regiões do Norte e Centro.