Iluminações de S. Pedro chegam na noite de domingo a todos os bairros poveiros

0
4627

Quando forem 22h deste domingo terá início o programa oficial das Festas de S. Pedro. Será o momento para a inauguração das iluminações nos seis bairros da Póvoa de Varzim: Belém, Mariadeira, Matriz, Juvenorte, Regufe e Sul.

Já durante a manhã e a tarde de domingo, a partir da Praça do Almada, em frente ao edifício da Câmara Municipal, o programa da RTP1 ‘Aqui Portugal’ promove uma emissão especial dedicada às Festas do S. Pedro na Póvoa de Varzim.

Depois, na segunda-feira, a partir das 10h, e ao longo da manhã, o Auditório da Lota e o Passeio Alegre vão receber centenas de crianças com o desfile dos jardins de infância, no S. Pedrinho e a Pequenada.

Na terça-feira, dia 27, à noite será a inauguração dos tronos às 22h, mas ao almoço desse dia haverá almoço com sardinhas na Casa da Juventude, situação que também se irá verificar no dia seguinte no exterior do Mercado Municipal, antecipando a grande noitada.

O concerto de Pedro Abrunhosa terá lugar no dia 29 de junho, feriado municipal, pelas 22h, junto ao Casino da Póvoa, enquanto o espetáculo de Miguel Araújo será na noite dia 2 de julho, domingo, no Largo do Passeio Alegre. “Achamos que esse último dia merecia fechar com um outro concerto, e é por isso que vamos ter o Miguel Araújo a fechar as festas de S. Pedro. Esperemos que seja um costume que venha para ficar, com outros concertos”, disse Luís Diamantino no final de maio, na sessão de apresentação do programa.

As festas terão duas noitadas, a primeira de 28 para 29 de junho, sendo a segunda noitada dedicada aos bairros, na noite de 30 de junho para 1 de julho. Em ambas não faltará o fogo de artificio.

Entre as diversas atividades do programa de festas, pode assistir à a missa e procissão de S. Pedro (dia 29 de junho) e o espetáculo das Rusgas no estádio do Varzim (sábado, 1 de julho).

Cortejo de usos e costumes dedicado aos 50 Anos da cidade: Há algumas novidades nas festas deste ano: a procissão de S. Pedro vai ser uma hora mais cedo, às 16 horas, e o fogo de artifício da segunda noitada será uma hora mais tarde, às 2 horas da madrugada – esta última decisão tomada para que os elementos das rusgas possam ter tempo de chegar ao seu bairro. “Percebemos que é demasiado cedo, porque há pessoas que não conseguem estar a tempo no bairro e tudo mais”, explicou Luís Diamantino.

O espetáculo das Rusgas está marcado sábado às 22 horas, no Estádio do Varzim, seguido, por volta da meia-noite, do “grandioso, espetacular, magnânimo”, adjetivou Luís Diamantino, fogo de artifício.

Para além disso, este ano, na tarde de domingo, 2 de julho, sairá o Cortejo de Usos e Costumes, que terá como tema os 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade. O cortejo contará com a presença de todas as freguesias do concelho. Antes do cortejo, durante a manhã, há a corrida e caminhada de S. Pedro. Foto arquivo CMPV.