Afonso Oliveira critica governo incapaz de salvar empresas “brutalmente afetadas” pela pandemia (vídeo)

O deputado poveiro Afonso Oliveira disse, em sessão parlamentar da semana passada, que o governo não tem dado a resposta que se exigia no apoio às empresas em tempos de pandemia. O deputado eleito pelo PSD interpelou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, questionando-o sobre quais as medidas concretas que têm sido adotadas.

“O ministro não é capaz de explicar o montante de apoio à economia nas medidas de combate às consequências da pandemia”, criticou Afonso Oliveira. “Esta audição deixa muito claro que o Governo não foi capaz de apoiar as empresas nem está a ser capaz de salvar as empresas que estão brutalmente afetadas pelas consequências da pandemia. Decisões erradas e incompetência do Governo estão a contribuir fortemente para a dimensão das dificuldades, que os trabalhadores, os empresários e as empresas estão a sofrer ao longo deste último ano”.

“O Governo usa o discurso do ‘vai correr tudo bem’, quando não é isso que se verifica. Nos últimos meses dois demos uma imagem deplorável do combate à pandemia”, rematou.

Siza Vieira respondeu que “infelizmente”, “mitigar o impacto da crise não é salvar cada uma das empresas nem salvar todos os empregos”. Mas, frisou, o Governo tem tentado ajudar os setores mais afetados pelo impacto da pandemia, destacando que o programa Apoiar aprovou até agora 582 milhões de euros, dos quais “cerca de 300 milhões” são para o turismo.