As Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde emitiram um comunicado a alertar para o agravamento da agitação marítima nos próximos dias. Segundo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos avisos meteorológicos para o distrito do Porto, aonde as ondas que podem vir a atingir até 10 metros no dia 9 de março.
No dia 8 de março, entre as 15h00 e as 23h59, estará em vigor um aviso amarelo, com ondas que poderão atingir até 5 metros. A partir da meia-noite do dia 9 até às 15h00, o alerta sobe para laranja, com ondas que podem chegar aos 10 metros. Já a partir das 15h00 do dia 9 até às 7h00 do dia 10, o aviso volta a ser amarelo, com ondulação entre 4 e 5 metros.
A Autoridade Marítima recomenda cuidados especiais para a comunidade piscatória e à náutica de recreio. Sugerem o regresso aos portos de abrigo e evitar saídas para o mar. A população em geral é alertada para evitar proximidade à costa e atividades em zonas expostas à ondulação forte.
As barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde permanecem abertas, mas em constante avaliação. A Proteção Civil já está mobilizada para implementar medidas adicionais, caso necessário.
Para mais informações, a Autoridade Marítima disponibiliza contactos diretos através das capitanias locais.