Após 55 anos Banda de Música da Póvoa atua no dia de S. João em Vila do Conde (vídeo)

0
1228

A Banda de Música da Póvoa de Varzim esteve presente nas festas de S. João de Vila do Conde, depois de 55 anos sem participar no dia de S. João.

Foi um retorno especial, pois para além, de ser o ano em que a Canção da Rendilheira completa 100 anos, houve a oportunidade de o maestro da Banda de Música da Póvoa de Varzim, Paulo Veiga oferecer à Câmara Municipal de Vila do Conde, um conjunto três temas populares vilacondenses, sobre os quais o maestro fez arranjos.

Os temos oferecidos foram também os temas tocados pela Banda e são eles: “São Bento de Vairão”, um tema em forma de chula da autoria de Francisco Cunha, eternizado pelos Ranchos do Monte e da Praça, enquanto representantes maiores do folclore de Vila do Conde.

“Canção das Rendilheiras” com letra de Artur Cunha Araújo e letra de Carlos Alberto Leal, na efeméride do centenário da composição, dei lugar a um arranjo e revisão, inspirado no cantar que é dedicado àquela figura tão ímpar de Vila do Conde, a Rendilheira, de cuja dedilhação das suas mãos saem belas peças de arte que elevam Vila do Conde nos quatro cantos do mundo.

“Hino a São João” foi um arranjo onde à melodia popularizada se introduziu a melodia dos versos cantados nas orvalhadas a São João, tradição secular desde o tempo das Freiras Clarissas e hoje em dia eternizada pelos Ranchos do Monte e da Praça. A Banda de Música da Póvoa de Varzim atuou em três vezes acompanhada da Banda de Música de Belinho.

Veja o vídeo aqui: