Atlético da Póvoa entra no top5 do atletismo nacional (fotos)

A equipa masculina do Atlético da Póvoa alcançou o 5º lugar do campeonato nacional de clubes em pista coberta que teve lugar no fim de semana em Pombal. Os ‘verdinhos’ ficaram a apenas 2,5 pontos do pódio. O título foi conquistado pelo Sporting, seguido do Vidigalense, Sporting de Braga e Casa Benfica de Faro.  

Para o feito “histórico” do clube poveiro, que partiu para o campeonato no 11º lugar, contribuíram as excelentes prestações de Simão Bastos, cum o 3º lugar nos 1500m e 2º lugar nos 3000m, Mykita Sudashov no lançamento do peso, 3º lugar nacional, Manuel Marques nos 5000m marcha 3º lugar, Bruno Costa ultrapassando de novo a marca dos 7 metros no Salto em comprimento onde foi 4º nacional, André Regufe com a 6ª posição nos 800 metros, o estreante Lucas Reis nos 60 m onde foi também 6º lugar, assim como Martim Faustino nos 60m barreiras, atletas que nas suas provas conseguiram 103 pontos dos 141 alcançados no total pelo Atlético da Póvoa.

Marina Novo a 12cms do Europeu  

Por sua vez, a equipa feminina poveira também entrou em prova no 11º lugar, posição que manteve até ao final, entre os 16 clubes participantes. Mariana Novo foi o destaque da equipa, com as 4ª posições no Salto em Comprimento e no Triplo Salto e com dois novos recordes pessoais de 5,74m e 12,58m respetivamente. Neste último, ficou a apenas 12cm da marca de referência para os europeus de sub23. Outras atletas a marcarem presença nas posições cimeiras foram, Fernanda Angélica no lançamento do Peso e Sandra Silva nos 3000m marcha, ambas a posicionarem-se também nas 4ª posições, de referir ainda que estas três atletas arrecadaram 52 pontos dos 100 pontos feitos pelas 8 atletas que representaram o conjunto poveiro. 

O nacional de clubes deste ano, devido à pandemia, conheceu um novo modelo e que deverá ser utilizado nos próximos campeonatos. Assim, foram selecionadas as 16 melhores equipas nacionais da modalidade e fez-se um só campeonato em vez das 2 divisões que existiam anteriormente e onde as primeiras 8 equipas representavam a 1ª Divisão e as 8 segundas equipas a 2ª divisão.