Bailarino Frederico Loureiro conquista medalha de bronze na Finlândia

0
3478

Frederico Loureiro, bailarino vila-condense que o MAIS/Semanário entrevistou recentemente, ficou em 3.º lugar na categoria júnior no Concurso Internacional de Ballet de Helsínquia, na Finlândia, numa competição que decorreu entre 23 de maio e de junho.




Aos 16 anos, o jovem bailarino está já entre os melhores do mundo. Frequenta a Escola Domus Dança, no Porto, e participa em várias competições nacionais e internacionais todos os anos.

Na Finlândia, o jovem bailarino competiu na categoria júnior (dos 15 aos 19 anos), entre 35 candidatos, tendo sido o único europeu premiado, quer na categoria júnior quer na sénior, trazendo para casa a medalha de bronze e um prémio monetário no valor de 1500 euros.

Em Helsínquia, num concurso que decorre a cada quatro anos e sendo considerada uma das competições mais prestigiadas internacionalmente, e dominado esta edição na maioria por bailarino chineses, Frederico Loureiro competiu ao lado de bailarinos de escolas e companhias como a Ópera de Paris, Bolshoi Ballet, San Francisco Ballet School, John Cranko Schulle, Finnish Natural Ballet, Korean National Ballet, China National Ballet, entre outras.

Ao todo estiveram representados 26 países.
A Câmara Municipal de Vila do Conde já felicitou o jovem “por mais este significativo êxito internacional”, defendendo que “confirma o seu prestígio e contribui para o engrandecimento do nome de Vila do Conde”.

Fotografia: Direitos Reservados