Balasar distingue instituições e personalidades no Dia da Freguesia

0
895

“Hoje é um dia histórico para Balasar” considerou José Araújo, presidente da Junta, entidade que este sábado distinguiu instituições e personalidades com a Medalha de Mérito e Reconhecimento no Dia da Freguesia.

O Dia da Freguesia será sempre a 7 de maio, de acordo com dados recolhidos e que consagra a data no ano de 1422 e que foram revelados na sessão. No entanto, “este primeiro dia foi realizado hoje (sábado) devido às obras de renovação da junta e do salão, agora concluídas, informou o autarca.

No ato comemorativo, as medalhas foram entregues à Fábrica da Igreja da Paróquia Santa Eulália de Balasar, representada pelo padre Manuel Neiva, à Associação Desportiva e Cultural de Balasar, representada pelo seu presidente António Carneiro.

Também foram distinguidos José Alves Costa, herói balasarense que está na história do 25 de Abril de 1974, pelo celebre momento de cumprido a ordem de disparo, Armindo Araújo primeiro presidente da Junta eleito pós 25 de Abril, e Aires Pereira, presidente da Câmara.

Nos discursos, os homenageados expressaram o agradecimento à Junta pela atribuição da medalha e pela instituição do Dia da Freguesia, numa cerimónia que contou com a presença de dezenas de conterrâneos e da participação de vozes e artistas locais. Na foto, da esquerda para a direita: José Alves da Costa, Aires Pereira, José Araújo (presidente da Junta), Armindo Araújo, Manuel Neiva e António Carneiro.