Cantinho do Empresário – Opinião de Patrícia Dourado

0
654

A DOURADOTOC apresenta-lhe mais uma rúbrica do “O Cantinho do Empresário”. Uma rúbrica mensal, que chega aos leitores na última publicação de cada mês, no jornal Mais Semanário. Obtém aqui informação fiscal, financeira, apoios e incentivos, e contabilística. O conhecimento é o melhor aliado do empresário.

A informação é muito sintetizada, mas o objetivo fica cumprido! O conhecimento vai-lhe permitir questionar o seu contabilista certificado ou procurar o mais indicado para o seu negócio.

REGIME SIMPLICICADO de Tributação em IRS

Já ouviu falar, com certeza, do regime simplificado.

O que é? É uma forma de tributação automática dos rendimentos, que pode ser aplicado a profissionais liberais e empresários em nome individual e não necessita de contabilista certificado.

Limites: O montante anual ilíquido de rendimentos não pode ultrapassar os €200.000,00.

 

CÁLCULOS DOS RENDIMENTOS SUJEITOS A IMPOSTO: Os rendimentos sujeitos a imposto obtém-se através da aplicação dos coeficientes previstos para esse regime, que será multiplicado pelo rendimento anual bruto.

A aplicação de cada um dos coeficientes é feita em função da natureza dos rendimentos obtidos, pelo que, terá sempre de se ter em consideração quais as operações que efetivamente realiza ou vai realizar, para a correta aplicação destes coeficientes/simulação do melhor enquadramento possível.

Alguns coeficientes:

0,15 às vendas de mercadorias e produtos, às operações com criptoativos;

0,75 aos rendimentos das atividades profissionais;

0,35 aos rendimentos de prestações de serviços;

0,95 aos rendimentos provenientes da mineração de criptoativos;

 

Pense nisso. “Gestão é simultaneamente arte e ciência”.

“Patrícia Dourado – O Cantinho do Empresário”