Chuva forte deixa região Norte com aviso laranja para terça e quarta-feira

0
1634

A região Norte de Portugal vai estar sob um aviso laranja, dada a previsão de chuva e aguaceiros fortes para os dias de terça e quarta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja estende-se aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, e vai estar em vigor entre as 15h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

A descida de temperatura e a chuva prevista, terá lugar com a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido), com origem na precipitação, “por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, refere o IPMA.

Depois, as condições meteorológicas deverão agravar-se no dia 19, quinta-feira, com mais chuva. Para o final da semana, o IPMA prevê que a precipitação acumulada durante a semana, “deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm”.

Recorde-se que já na tarde de segunda-feira as capitanias dos portos do Norte, onde se incluem os da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, estão encerrados às embarcações, devido à forte agitação marítima.