Os cineclubes portugueses reuniram-se no fim de semana de 4 e 5 de dezembro na Póvoa de Varzim, naquela que foi a XXV edição do Encontro Nacional de Cineclubes.
Organizado pela Federação Portuguesa de Cineclubes, em conjunto com o Cineclube Octopus, o Encontro serviu para discutir a atualidade da prática cineclubista.
Depois de um interregno no ano passado devido à pandemia, os cineclubes portugueses puderam voltar a reunir, desta vez no Centro de Congressos do Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim.
Como avança o Cineclube Octopus, coorganizador do evento, “para além de ser um evento em que se afere o estado da prática cineclubista em geral, [o Encontro Nacional de Cineclubes] é um importante espaço de discussão sobre os desafios e as necessidades particulares de cada Cineclube”.
A 25ª edição teve como tema a ‘Cultura cinematográfica no Portugal profundo’, tendo sido debatido “o peso da Geografia na cultura do Cinema em Portugal e de que forma as assimetrias regionais se espelham na diversificada atividade cineclubista”, bem como “como se caracteriza o tecido da exibição em Portugal, e como pode ser possível a construção de sinergias entre o cineclubismo e os municípios”.
Em contexto de pandemia, que afetou, pelos confinamentos, os cinemas e cineclubes, falou-se também sobre “a dialética entre a experiência cinematográfica na sala escura e a experiência online”.
Estes temas foram abordados na forma de três mesas redondas – ‘O lugar dos Cineclubes: exibir, debater, criar’, ‘O peso da Geografia na cultura do Cinema’ e ‘Convergências e divergências entre Cinema e Audiovisual’ –, com a participação de dirigentes e profissionais cineclubistas.
Como não podia faltar num Encontro de Cineclubes, foi ainda exibida uma sessão de cinema, neste caso do documentário ’66 Cinemas’, de Philipp Hartmann. O documentário retrata algumas das 66 salas de cinema alemãs que o realizador visitou entre 2014 e 2015, e dá a conhecer um panorama da realidade que os pequenos cinemas independentes viveram ou estão a viver.
O XXV Encontro Nacional de Cineclubes teve apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual e apoio logístico do Município da Póvoa de Varzim e do Hotel Axis Vermar.