Concurso de leitura ‘Póvoa a Ler’ está de volta às escolas do concelho da Póvoa de Varzim

0
1468

O concurso escolar de leitura ‘Póvoa a Ler’ arranca no dia 23 de abril, na Biblioteca Diana Bar. O dia não escolhido ao acaso, no dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro.

Este concurso promovido pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares e pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, tem como objetivo estimular o gosto e o hábito da leitura e melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e interpretação leitora.

O ‘Póvoa a Ler” desenrola-se em duas fases: fase escolar e fase municipal. A fase municipal decorrerá no dia 23 de abril, na Biblioteca Diana Bar com a realização das provas sobre os livros selecionados por ciclos, estando apurados 40 alunos.

As provas decorrerão em duas fases, realizando-se a prova escrita às 10h00 e a prova oral às 14h30, e terão uma estrutura semelhante para todos os níveis de ensino e avaliarão os conhecimentos dos alunos sobre as obras lidas.

O júri desta fase é constituído por 3 elementos: um representante da Biblioteca Municipal (Fernanda Trovão), um representante das Bibliotecas Escolares do concelho (CIBE, Filomena Alves) e Marta Oliveira Santos, professora aposentada.

Os destinatários do concurso são os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico do ensino secundário que frequentam as escolas públicas do concelho da Póvoa de Varzim.

As obras selecionadas pela Biblioteca Municipal, em articulação com as escolas, para esta fase do concurso são de autores ligados à Póvoa de Varzim:

1º ciclo – Rosa e os feitiços do mar – Manuela Costa Ribeiro

2º ciclo – O segredo da Moura – Gisela Silva

3º ciclo – A guardiã das coisas perdidas – Sofia de Azevedo Teixeira

Ensino secundário – Toda a água que nos une – Ana Paula Mateus

Serão premiados 12 alunos vencedores deste concurso, 3 por cada nível de ensino.