Dia da Freguesia de Guilhabreu celebrado com animação e momentos solenes (Fotos)

0
190
Foto: Junta de Freguesia de Guilhabreu

No dia 11 de maio celebrou-se o Dia da Freguesia de Guilhabreu, com um programa extenso, que começou com o hastear da Bandeira e abertura da Junta de Freguesia, onde se seguiu uma receção à comunidade e servido um Porto de Honra.

Depois, as festividades continuaram com uma missa comunitária presidida pelo Padre Carlos Duarte com a posterior romagem ao cemitério para depositar uma coroa de flores, em homenagem aos Guilhabrenses falecidos.

Sara Lobão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, esteve presente num almoço convívio onde estiveram também cerca de 200 residentes da freguesia de todas as idades.

Mais tarde, a festa teve lugar na Casa da Juventude de Guilhabreu, que foi o local escolhido para uma sessão solene, com a abertura feita pelo presidente da junta, Joaquim Moreira, que se seguiu de momentos de homenagem.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, encerrou a sessão felicitando a Freguesia de Guilhabreu pela iniciativa.

A Família Nogueira, o Antonio Cunha, o José Azevedo, a Carminda Teixeira e o Manuel Teixeira foram agraciados publicamente por, ao longo do ano, terem cedido terrenos para o alargamento de ruas na Freguesia.

Foram ainda homenageados com medalhas de mérito e honra duas personalidades que se destacaram no âmbito da educação e da cultura, são eles: o médico Joaquim José Aroso Costa Maia e a historiadora Adelina Piloto.

Durante a sessão houve intervenções dos homenageados, do presidente da Assembleia de Freguesia, Domingos Brito, e do Padre Carlos Duarte. A sessão terminou com o bolo comemorativo, mas seguiu-se muita animação com barraquinhas de petiscos, insufláveis para crianças de todas as idades e um concerto do Grupo Siga a Farra, que culminou com o fogo de artifício.