Dia da Proteção civil assinalado pela GNR com ações de sensibilização

0
914

A Guarda Nacional Republicana GNR vai fazer uma série de ações para comemorar o dia Dia Internacional da Proteção Civil, dia 1 de amrço, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO).

Estas ações começam hoje (1) e decorrem durante todo o mês de março, por todo o Território Nacional, em colaboração com outros agentes de proteção civil. As ações de sensibilização, levadas a cabo pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), vão realizar-se junto das populações, no âmbito da temática da proteção civil em Portugal, alertando para as medidas de autoproteção e mitigação do risco, aquando das ocorrências de catástrofes, bem como, demonstrando as capacidades da Unidade.

A Unidade de Emergência Proteção e Socorro atua principalmente em caso de sismos, incêndios, cheias, acidentes graves e operações de busca e salvamento.

No ano passado, a GNR no âmbito do ataque inicial a incêndios, registou 3 187 missões, através das equipas helitransportadas e 484 intervenções por meios terrestres.

Em 2023, foram ainda realizadas 118 missões de busca e resgate em diversos ambientes, 18 missões no âmbito de matérias perigosas, 26 missões em ambientes aquáticos e subaquáticos e 186 missões com recurso a meios Unmaned Aircraft Systems (UAS), vulgarmente conhecidos como sistemas aéreos pilotados remotamente ou Drones.

De referir ainda que, em 2023, a GNR esteve presente em três missões internacionais, integrando as Forças Operacionais Conjuntas (FOCON) projetadas para o teatro de operações na sequência do sismo que ocorreu na Turquia, através do Módulo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e nos incêndios florestais, no Chile e Canadá, através do Módulo Certificado de Combate a Incêndios Rurais, por meio do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.