Escola Agrícola de Rates assinala 30 anos e antigo ministro da Agricultura analisa setor (fotos)

0
3746

Arlindo Cunha, ministro da Agricultura entre 1990 e 1994 foi o convidado de honra dos 30 anos da Casa Escola Agrícola Campo Verde de Rates (CEACV), na cerimónia solene que decorreu esta sexta-feira nas instalações da instituição de formação com sede na vila poveira.

O antigo governante fez um retrato do estado da agricultura em Portugal, garantindo que o setor “está diferente em relação há uma geração atrás, dado que com menos agricultores, produzimos mais”, mas alertou que “ainda não temos a evolução que precisamos”.

Conhecedor do processo da criação das escolas agrícolas em Portugal, Arlindo Cunha, deixou elogios à direção da CEACV pela manutenção desta escola vocacionada para a formação.

Na cerimónia comemorativa das três décadas da instituição, Lucinda Amorim, vereadora da Câmara da Póvoa de Varzim, enalteceu os fundadores e “todos os que alimentam este projeto educativo e formativo”, e acrescentou uma palavra de “incentivo” ao futuro desta via de ensino.

Na sessão usaram também da palavra, Alfredo Marques, presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Rural, que referiu o porquê da criação desta escola, seguindo o exemplo existente em França, enquanto Maria José Azevedo, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, destacou a parceria formativa no projeto. Por sua vez Francisco Marques, presidente da CEACV, agradeceu a presença dos parceiros que se associaram à iniciativa, referindo o novo alento que a direção da escola tem para o seu futuro.

Entre as cerca de 200 pessoas presentes, entre os quais antigos e atuais alunos, e várias entidades presentes, destaque para Macedo Vieira e Manuel Vaz, antigos presidentes da Câmara Municipal da Póvoa, que marcaram presença na missa, sessão solene e almoço comemorativo dos 30 anos da CEACV, entidade que tem previsto para ao longo deste ano um programa que engloba um conjunto de seminários.

Reportagem desenvolvida na edição papel de 29 de janeiro.

Fotos José Alberto Nogueira