Exposição ‘Diálogos IV: De Julio em diante” de Julio e António Olaio’ para ver em Vila do Conde

0
759

No dia 27 de abril, próximo sábado, a Galeria Julio vai abrir ao público com a exposição ‘Diálogos IV: De Julio em diante” de Julio e António Olaio’, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A inauguração está marcada para as 17h00, e vai mostrar a obra que António Olaio desenvolveu, a partir da década de 80, em plena democracia. Estas obras vão estar em “diálogo com as obras de Julio, produzidas no Estado Novo. Com este diálogo pretende-se chamar à atenção para as diferenças de contexto político, social, económico e artístico que o país atravessou no século XX.

Através do olhar alargado que que enfrenta um século de arte portuguesa, procura entender-se, simultaneamente, toda a transformação que pode ter lugar, mas também as linhas de continuidade que são ainda possíveis de estabelecer entre os diversos discursos artísticos nas suas respetivas contextualizações históricas.

O artista António Olaio faz pintura e performance, onde aborda as práticas contemporâneas da arte. Já antes, João Jacinto e Albuquerque Mendes, encontram na obra de Julio – um reconhecido opositor ao regime – os elementos para um diálogo profícuo que atualiza, nos critérios do nosso tempo, uma obra central do modernismo português.

Nesta inauguração próprio artista, António Olaio vai fazer uma performance.