Feira dos Namorados em Vila do Conde

0
3614

A Praça São João revive, na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 10h, a Feira dos Namorados, também conhecida pela ‘Feira das Colheres de Pau’, evento promovido pela autarquia em colaboração com as escolas do concelho.

Passaram os tempos de pedir namoro em verso, mas isso não impede que todos os anos os alunos das escolas do concelho recriem esta tradição. Desta feita, transformaram, dando largas à imaginação,  2 mil colheres de pau em pequenas obras de arte.

Assim, no dia 19 de janeiro, junto ao mercado semanal, os alunos da Escola Profissional de Vila do Conde estarão vestidos com trajes do século XVIII e irão evocar, num ambiente festivo, a Feira dos Namorados, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau.

Paralelamente à venda das colheres, decorrerá também um mercado com venda de produtos alusivos à época, promovido pela Associação Velha Lamparina. A secular “Feira dos Vinte” é uma feira de grande tradição, tal como a feira de 3 de agosto, já que ambas constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde.

Até quinta-feira, as colheres de pau decoradas pelos alunos da Escola Secundária José Régio, Agrupamentos de Escolas D. Afonso Sanches, Dr. Carlos Pinto Ferreira, Frei João e D. Pedro IV, estarão patentes ao público, no Centro de Memória.