Laboratório Prof. Dr. Nunes Oliveira aconselha e promove uma saúde responsável (fotos)

0
2290

O Laboratório Prof. Doutor Nunes de Oliveira SA foi criado em 1977 pelo Professor Doutor Joaquim José Nunes de Oliveira, catedrático da Faculdade de Farmácia na Universidade do Porto e pelo seu filho Dr. Jorge Artur Carvalho Nunes de Oliveira, regressado de Angola onde foi assistente de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Luanda. O Laboratório está capacitado para dar resposta imediata ao pedido dos utentes e serviços nacionais.

Com sede na Póvoa de Varzim o laboratório distingue-se pela proximidade que disponibiliza todos os exames laboratoriais, desde os testes de rotina diagnóstica mais simples até testes de elevada performance e complexidade técnica, dando resposta às necessidades e expectativas dos utentes, médicos, entidades de saúde e empresas.

Dr. Jorge Nunes de Oliveira é atualmente o Diretor Técnico e o administrador único do laboratório, sendo também Presidente da Assembleia Geral Nacional da Ordem dos farmacêuticos, Presidente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, que engloba os Laboratórios portugueses de proximidade, integra a direção da Sociedade Portuguesa de medicina laboratorial e Genérica Médica, de que foi fundador e faz parte da gerência do Agrupamento Complementar de Laboratórios ACE-LABOMI de que também foi fundador.

Foco nos utentes. Como prestadores de serviços de saúde o foco está nos utentes e nos médicos e na satisfação das necessidades. O laboratório oferece o máximo de apoio e de informação ao médico seja na fase pré analítica, apoiado na escolha do melhor teste tendo em conta o seu custo/beneficio e qualidade, seja na fase pós analíticos, na interpretação dos resultados e seguimento dos doentes. Apoiamos os utentes informando sobre os testes, orientando tratamentos (por exemplo na hipocoagulação oral) e aconselhando na promoção de uma saúde mais responsável.

O compromisso do Laboratório passa por “prestar serviços de saúde de análises clínicas não nos restringindo apenas ao fornecimento de resultados de testes (seriamos nesse caso um Resultório e não um Laboratório)”, explica o Dr. Joaquim José Nunes de Oliveira, e sublinha que “connosco os utentes e os médicos sabem para onde vai o seu sangue (e outros produtos biológicos) onde são feitas as análises e em qualquer situação a quem colocar perguntas, questionar e tirar dúvidas sobre os seus exames. Apesar da nossa rede de Postos de colheita ser na proximidade, ou em concelhos limítrofes da Póvoa, não viajam centenas de KMs, todos os produtos biológicos que colhemos são transportados segunda as normas das Nações Unidas UN3733, o que é muito raro ainda entre nós. Não somos apenas uma marca”, acrescenta.

Com uma equipa dinâmica e polivalente, o laboratório assegura a execução de numerosos exames e disponibilizamos mais de 2.000 exames de rotina e especializados nas áreas da Hematologia, Hemostase, Bioquímica, Imunologia, lmunohematologia, Microbiologia (Bacteriologia, Parasitologia, Virologia), Biologia molecular, Alergologia, Autoimunidade, entre outros.

Em permanente evolução o Laboratório Prof. Nunes de Oliveira SA tem por objetivo ser um Laboratório de análises clínicas de proximidade incontornável na prestação de serviços da saúde aos seus concidadãos.

Nas instalações, os serviços são realizados em equipamentos de última geração e técnicas de ponta e soluções inovadoras para o diagnóstico que asseguram resultados rápidos e seguros, apoiando as decisões médicas e contribuindo para a identificação do tratamento mais adequado a cada doente.

Assim para alguns exames específicos recorremos, por exemplo, ao IPATIMUP, ao Lab do Hospital de Santo António, ao serviço de imunoterapia do Hospital S. João, ao Instituto Português do Sangue, e também para análises na área do diagnóstico genético e pré-Natal com os Laboratórios alemães com tecnologia muito recente que estão acreditados na Europa e nos USA, o que nos permite responder a qualquer solicitação num tempo útil muito curto e com grande qualidade.

Também na área da Anatomia Patológica temos contratos de colaboração, nestas especialidades com os Laboratórios do Dr. Fernando Pardal e do IMP, que funcionam dentro dos nossos padrões éticos, como também se verifica nos contratos com Laboratórios “que disponibilizam especialistas com quem possamos contactar com facilidade e rapidamente para tirar alguma dúvida ou esclarecer uma situação particular seja na área da genética ou qualquer outra e se disponibilizem fazê-lo diretamente com o médico prescritor se for caso disso”.

Laboratório intimamente ligado ao SNS. Sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Dr. Jorge Nunes Oliveira explica a relação. “O nosso Laboratório está intimamente ligado ao SNS. Todos os laboratórios existentes no país foram criados como resposta ao desafio lançado pelo Ministério da Saúde para a criação de laboratórios para responder às necessidades das populações e dos médicos em matéria de meios de diagnostico de analises clínicas, aquando da criação dos primeiros Centros de Saúde e de forma mais vincada com a fundação do Serviço Nacional de Saúde, o que constituiu um fator, que podemos dizer decisivo, para o grande êxito que tem sido o SNS (apesar dos problemas que atravessa)”.

E indica que “basta ter em atenção que 70% das decisões clínicas são tomadas com base em dados fornecidos pelos laboratórios. Naturalmente que não substituem o médico, mas são um fator para um melhor diagnostico, um melhor tratamento e seguimento das doenças, para não falar no papel desempenhado no rastreio, no despiste de doenças, e com o advento da área da genética com as chamadas medicinas preditiva, de precisão (para tratamento de doenças comuns, do cancro, entre outras)”.

E adianta que “com a criação da Unidade Local de Saúde de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, o meu laboratório está preparado e podemos melhorar o nosso apoio na prestação de serviços de saúde à população abrangida pela ULS, porque

temos uma capacidade instalada com equipamentos de vanguarda e sobretudo com pessoal de várias gerações altamente qualificado (mais de metade do nosso quadro de pessoal possui licenciaturas universitárias superior e bietápicas). Disponibilizamos e realizamos colheitas, sem necessidade de agendamento a qualquer hora do dia (das 7,30 às 18,30 ininterruptamente) assim como ao domicílio (incluindo sábados de manhã, 7,30 às 12h) e fornecer resultados passado muito pouco tempo no próprio dia;

também desde final de 2022 todos os resultados realizados são enviados eletronicamente para a base de dados dos SPMS e ficam disponíveis no S-Clínico dos médicos imediatamente. Já hoje o médico de família e mesmo num Hospital os resultados das análises realizadas no meu Laboratório podem ser consultados pelos médicos logo após a sua validação”. E completa: “Estamos quando somos precisos à hora em que precisam de nós”.

Apoio aos doentes hipocolagulados. Nos últimos 40 anos, o Laboratório disponibiliza um serviço de apoio “aos doentes hipocolagulados e às suas famílias, ou pessoas de quem dependem, de forma gratuita os nossos doentes”.

Dr. Jorge Nunes Oliveira destaca que “em casos de urgência clínica orientamos de imediato os doentes para o Hospital, com quem temos tido ao longo dos anos um excelente relacionamento e diálogo, (apesar de só nos conhecermos pelo telefone o certo é que falamos a qualquer hora quando necessário), com quem tem existido um mútuo apoio em caso de necessidade, seja nesta área ou noutra qualquer”.

QUALIDADE. A qualificação a formação contínua dos especialistas assim como a de todos os outros colaboradores que trabalham no laboratório, constituem as principais ferramentas que utilizamos com o objetivo de incrementar permanentemente a qualidade dos serviços que prestamos.

O Laboratório Prof. Nunes de Oliveira S.A. tem implementado a Dupla Certificação pelas Normas NP EN ISO 9001:2015/NLC Edição 3 (NLC – Normas do Laboratório Clínico 3ª ed. elaboradas pela Ordem dos Farmacêuticos e APAC, Associação Portuguesa de Analistas Clínicos).

Para o controlo rigoroso dos procedimentos analíticos, utilizamos controlos de qualidade internos, a participamos em programas de controlo de avaliação externa da qualidade promovidos por entidades nacionais e estrangeiras.