Mais de 200 estudantes poveiros e vila-condenses em sessões de prevenção à violência no namoro

Nos dias 12 e 15 de fevereiro dinamizaram-se sessões informativas de prevenção da violência no namoro dirigidos a estudantes de escolas secundárias de Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A iniciativa foi promovida pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o Colégio de Amorim, a Escola Secundária Eça de Queirós e a Escola Profissional de Vila do Conde.

Estas sessões, integraram a programação do Dia dos Namorados, envolvendo 11 turmas do secundário e mais de 200 jovens, decorrendo em formato virtual, através da plataforma zoom.

Os jovens tiveram oportunidade de abordar o conceito de violência no namoro, “refletindo e debatendo mitos e perceções sociais, procurando o reforço da consciência juvenil para este fenómeno, bem como para a necessária sinalização de qualquer suspeita e ou incidente, valorando a prevenção”, descrevem or organizadores.

A ação teve uma avaliação muito positiva por parte dos participantes, que reconheceram a importância do tema, bem como a grande informalidade dos encontros, permitindo o debate entre os jovens e os técnicos.

A Casa da Juventude da Póvoa de Varzim, reafirma seu compromisso com a juventude, estando empenhada em manter a sua programação e os seus serviços, ainda que adaptados ao online e pelas redes sociais, email ou atendimento telefónico, de 2ª a 6ª feira, entre as 09h30 e as 18h00.