Ministro da Agricultura e Pescas ouve preocupações da comunidade piscatória de Vila do Conde

0
733
Foto: CMVC

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa recebeu, na última sexta-feira (9), o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes e a secretária de estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, para uma reunião com as associações do setor das pescas.

Neste encontro foi possível José Manuel Fernandes ouvir quem trabalha no setor e vive as preocupações e desafios desta profissão e a comunidade piscatória e associações conseguiram ter algumas respostas e duas promessas feitas pelo ministro: procurar analisar as questões que foram colocadas e voltar a Vila do Conde, para outros encontros de trabalho.

Durante a reunião, o ministro da Agricultura e Pescas esclareceu, os presentes, sobre as regras aprovadas em Conselho de Ministros, que vão possibilitar que as embarcações de pesca possam ter mais de 40% de tripulantes imigrantes, uma vez que se justifique, pois, para haver 40% de imigrantes a bordo é necessário provar que não há mão-de-obra local disponível.

Esta discussão leva a um dos restantes problemas no sector das Pescas, a falta de pessoas para trabalhar. Sobre esse ponto, José Manuel Fernandes apresentou medidas do Governo para atrair os jovens para o setor da pesca, entre as quais, o aviso de 4,3 milhões de euros para que os jovens pescadores possam adquirir a sua embarcação e constituir a sua empresa, e ainda, os fundos do Mar 2020 e do Portugal 2030.

Manuel Marques, presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Norte, falou acerca das preocupações e dificuldades sentidas no sector e, depois, cada um dos pescadores presentes tiveram a oportunidade expor o que mais os preocupa.

O encontro terminou com as associações presentes a entregarem ao ministro da Agricultura e Pescas uma proposta coletiva de medidas para o desenvolvimento e melhoria do setor das pescas.