Museu de Vila do Conde expõe lápis antigos

0
2486

No âmbito da iniciativa ‘A Peça do Mês’, e assinalando o regresso às aulas em setembro, o Museu de Vila do Conde vai expor, nos Paços do Concelho, o mostruário da fábrica de lápis e objetos de escritório Portugalia ou Faria Cacheux e Cª. Lda, que é composto por um conjunto de 13 lápis de madeira de cedro e grafite, envernizados em diversas cores e que se apresentam em papel e cartão em tons verde e branco decorado com motivos florais.

Esta foi a única fábrica de lápis existente em Portugal, e teve origem em Vila do Conde. Foi fundada pelo Conselheiro Figueiredo de Faria juntamente com o seu sócio francês, Engenheiro Jules Cacheux, no primeiro trimestre de 1907 e situava-se junto à linha de caminho-de-ferro, local onde hoje se encontra o Bairro Delfim Ferreira.

Os lápis que se vão encontrar em exposição fazem parte de um conjunto de espólio da Fábrica de Lápis Portugalia que foi doado à Câmara Municipal de Vila do Conde, em janeiro de 2012, pela Família Figueiredo de Faria e podem ser vistos durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.