Aberto o caminho de valorização da Paisagem Protegida e Reserva Ornitológica de Mindelo

0
249

Decorreram ontem, no Centro de Pedagogia Ambiental, as primeiras reuniões dos Conselhos Diretivo e Consultivo da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, no sentido da proteção e valorização deste território.

O espaço Centro de Pedagogia Ambiental, onde decorreram as reuniões, será dedicado à atividade dos Órgãos Diretivo e Consultivo, responsáveis por levar a cabo os objetivos específicos da Paisagem Protegida. Nomeadamente, no que toca à proteção, conservação e valorização da natureza e biodiversidade, dos recursos e processos geológicos, climáticos, hidrológicos, ecológicos e naturais, bem como à promoção do respetivo conhecimento; à manutenção ou recuperação da paisagem e dos processos ecológicos que lhe estão subjacentes, promovendo as práticas tradicionais de uso do solo; o uso sustentável do território, etc.

A Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo é um espaço de biodiversidade, entre a foz do rio Ave e a foz do rio Onda, com sete percursos temáticos diferentes que proporcionam aos visitantes uma relação de proximidade com o território natural e as espécies que nele habitam.