Paneira vai lançar jovens no último jogo num clube “que já é governável”

0
931
VARZIM Sc Sduq ACADEMICA coimbra oaf sduq Estadio Varzim Sport Clube Liga 3 Serie 1 2º Fase Apuramento Campeão Jornada 7 Época 2023/2024

O Varzim fecha na tarde de domingo em Coimbra uma época em que apenas conseguiu o objetivo de estar na fase final, mas na qual falhou o objetivo da subida. Frente à Académica, Vítor Paneira promete lançar jovens jogadores e espera termina o campeonato com uma vitória. Sobre o futuro, o treinador confessou que vai falar com o próximo presidente depois das eleições, mas acredita que a fase má já passou, até porque o Varzim “já é governável. Era ingovernável há um tempo atrás, possivelmente sim. Agora tem tudo para ser governado no futuro”. Leia a seguir tudo o que disse o responsável técnico.

Vai querer fechar com uma vitória o campeonato? Muito. É como todas as equipas querem fechar a época. Não é uma vitória que vai resolver aquilo que nós pretendíamos, mas fechar bem uma época. Vai ser um jogo em que vamos fazer algumas mudanças. Tenho convicção que a Académica irá fazer eventualmente a mesma coisa. Vamos dar oportunidades a mais jogadores, lançar miúdos como o Miguel, que vai na continuidade daquilo que tem sido feito nestes últimos meses, em promover jogadores da equipa B, dar-lhes algum ritmo competitivo numa numa liga que é competitiva.

Sendo certo que conseguiu o objetivo de chegar à fase final, mas depois não foi conseguida subida. Consegue retratar o seu sentimento relativamente à época? Foi uma época muito difícil com objetivos que tínhamos condições para conseguir. Não conseguimos mais que este objetivo mínimo. Não me satisfaz nem em mim, nem a todos, porque achamos que tínhamos potencial e condições para chegar mais longe. Acho que foi uma época mais ou menos bem conseguida, mas podíamos ter conseguido muito mais em termos de objetivos. Se fizermos uma análise mais fria, tínhamos condições para lutar para subir, não tenho a menor dúvida, sempre foi esse o meu objetivo. Foi isso que eu fui lançando, que iríamos ser felizes. Vocês devem-se recordar aqui nesta sala muitas vezes, disse isso: Nós vamos ser felizes no fim. Não fomos felizes por alguma responsabilidade nossa, porque falhámos em alguns momentos importantes, mas depois podemos olhar para trás e dizer que se calhar já fizemos mais ou o que podíamos, mas eu acho que ficamos aquém daquilo que podemos ter feito. Essa é a minha convicção.

A fase final da época passada para evitar a descida ou esta temporada, foram os tempos mais difíceis que passou? Nada vai superar aquele mês do ano passado (época 2022/2023). Acho que foi o pior mês que eu tive. Aquele último mês, daqueles 4 jogos. Esta época foi muito difícil, mas num contexto que eu já tinha vivido aqui e que também já vivi noutros clubes. Eu acho que os varzinistas, os sócios e os adeptos devem agradecer porque os jogadores tiveram uma postura incrível até ao último momento. Tiveram um comportamento exemplar em todos os aspetos, foram homens sérios, jogadores com profissionalismo muito forte e conseguiram aguentar este barco.

Os problemas financeiros foram resolvidos? Sempre se foi resolvendo. A experiência que me dá ao longo destes anos todos que é a confiança nas pessoas. Fui sempre acreditando que as pessoas iam resolver mais cedo ou mais tarde. Alguns dos problemas não estão todos resolvidos, mas eu sempre disse que esta Comissão ia fazer um trabalho para nós. Acreditamos sempre até ao último dia e vamos continuar a acreditar porque é uma pessoa exemplar. Foi uma pessoa extremamente séria, responsável, que nos foi dando sempre a cara em todos os momentos e nunca se fugiu nem refugiou em desculpas e isso foi nos dando também a confiança para acreditar nas pessoas. É verdade, é que nós passamos possivelmente um dos piores momentos da história do Varzim. Acho que já é governável, era ingovernável há um tempo atrás, possivelmente sim. Agora tem tudo para ser governado no futuro. Não é somente a minha opinião. Isto tem de muitas vezes dar um passo atrás para dar 2 à frente.

E o seu futuro no Varzim, já que tem contrato por mais uma época… Não sei, vou falar com Ricardo, futuro presidente, depois das eleições. É isso que temos acordado para conversar e perceber também o objetivo. Parece-me que não falaram com ninguém. Com a equipa técnica também, só que temos de reunir todos de fazer um ponto de situação de tudo. Do que vem a seguir e do que pode vir a acontecer.

Se o projeto do Varzim da próxima época, passar mais por um objetivo de estabilidade financeira do que desportiva, o Clube pode contar consigo? As coisas têm de andar de mãos dadas. Por muito que se possa fazer, a exigência deste clube é enorme. As pessoas sabem desse princípio deste clube e já falei aqui, tem de ser muita responsabilidade e vermos qual será o objetivo do clube e aquilo que pretende a ambição deste clube. Seja qual for a divisão, seja qual for o plantel, a ambição tem de estar sempre neste mundo, senão não faz sentido dizermos que o Varzim é um clube grande na minha opinião, que luta sempre e quer sempre mais, é a exigência das pessoas, porque lutam todos os dias nas suas vidas para depois aqui no Varzim terem esta ambição, esta vontade de crescimento. E o Varzim vai crescer e vai ser mais forte no futuro. Foto Varzim SC.