Piscinas municipais de Vila do Conde reabrem na próxima semana

A Câmara Municipal de Vila do Conde irá retomar o funcionamento dos complexos de Piscinas Municipais, no próximo dia 19 de outubro, para utentes que renovem a matrícula. A autarquia explica em comunicado que todas as orientações impostas pela Direcção-Geral de Saúde serão cumpridas.

Com a supervisão das entidades de saúde locais, foi delineado um plano contendo um conjunto procedimentos para prevenção dos riscos de contágio da covid 19 que “nos permitem efetuar neste momento a retoma das atividades aquáticas com maior conforto e segurança”, pode ler-se.

Renovações de matrícula (para utentes da Escola de Natação da época 2019/2020)
Data: 14 a 17 de outubro

A renovação de matrícula terá de ser efetuada de forma presencial nos serviços administrativos da respetiva Piscina nos seguintes horários:

Piscina de Vila do Conde: das 08.00h às 20.00h
Piscina de Mindelo: das 14.00h às 20.00h

Novas inscrições:
Data: A partir de 08 de novembro

A inscrição para os horários ainda disponíveis terá de ser efetuada de forma presencial nos serviços administrativos da respetiva Piscina nos horários de funcionamento da mesma.

Regime de horário Livre
Data: A partir do dia 19 de outubro

Os limites máximos das pistas para o regime de horário livre, para a época de 2020/2021, encontram-se ajustados nos termos do plano de retoma da atividade desportiva e das recomendações da DGS.

Desporto Escolar e Parcerias:
Considerando a atual situação Pandémica não serão retomadas as atividades de Desporto Escolar bem como os restantes Protocolos estabelecidos com a Câmara Municipal para a utilização das Piscinas, sendo efetuada uma avaliação mensal com as Entidades Locais de Saúde tendo em vista a retoma normal destas atividades no mais curto espaço de tempo

Principais alterações ao funcionamento da escola de natação e regime de horário livre:
Classes estão limitadas a 50% da anterior ocupação máxima;

Utentes que frequentem aulas 2x por semana: nesta fase só será permitida a frequência de 1x por semana. A turma será dividida em duas sub-classes.

Utentes que frequentem aulas 1x por semana: estas classes estão limitadas a um número máximo de utentes.

Todas as situações que impliquem a mudança de horário, nível de aprendizagem e escalão etário, só serão analisadas a partir do dia 2 de novembro;

Utentes devem assegurar um afastamento físico de pelo menos três metros durante as atividades físicas e de dois metros nas áreas de circulação e receção.

Será obrigatório o uso de máscara no acesso e nas áreas de circulação das instalações.

Será obrigatória a higienização das mãos na entrada do cais das piscinas e obrigatório a utilização de calçado nos balneários e áreas de circulação.

É ainda recomendado a todos os utilizadores o uso de óculos de natação dentro da Piscina.

Não será possível utilização dos duches, sendo os balneários utilizados apenas para troca de roupa.

Permanência nos balneários: entrada nos balneários 5 minutos antes do início da aula e saída nos 10 minutos após o término da aula.
Não será permitida a permanência na sala de espera;

Recomenda-se a não retoma de atividade desportiva a todos os grupos de risco (grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas) pelo risco acrescido que estas populações apresentam.