Póvoa de Varzim com mais residentes e mais habitações, explica estudo do INE

0
5231

A Póvoa de Varzim está entre os 50 dos 308 municípios de Portugal que aumentaram a sua população entre 2011 e 2021, aponta o estudo “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais”, apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na quarta-feira.

O estudo indica que na Póvoa de Varzim o aumento da população cifrou-se em mais 1,34%, a par de Vila do Conde, que também cresceu em população em 1,62%, juntamente com São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia, da Área Metropolitana do Porto, que também subiram em residentes, região onde a maioria dos concelhos perderam habitantes.

Nos parâmetros da habitação, a Póvoa de Varzim cresceu 3,30%, no período entre 2011 e 2021, enquanto em Vila do Conde a subida foi de 0,10%.

Para Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, a divulgação destes dados são “boas notícias”, e acrescenta que “ao crescimento populacional, junta-se outro resultado muito positivo que é o do aumento considerável do número de habitações na Póvoa de Varzim, o segundo mais elevado da região norte do país, ficando apenas atrás da zona histórica da cidade do Porto”. Por sua vez Vila do Conde, ainda não reagiu à divulgação do estudo do INE.