Salvamento no mar em Aguçadoura leva cinco pessoas ao Hospital (fotos)

0
10856

Uma criança de 13 anos, o pai de 38, e ainda dois banhistas, ficaram em poucos segundos presos nas correntes do mar em Aguçadoura, na praia do Paimó, ao final da tarde de domingo. Uma bola de futebol que foi parar à água foi a causadora da situação de aflição. Todos foram salvos por um ex-Nadador Salvador que se encontrava no bar próximo do areal.

O incidente ocorreu pelas 17h30, altura em que foram acionados os meios de salvamento, assegurou fonte próxima da Associação de Nadadores Salvadores local. Ao MAIS/Semanário a referida fonte explicou que tudo começou quando “uma bola de futebol foi parar à água e a criança de 13 anos entrou na água para tentar recuperar a mesma, ficando presa nas correntes”. De seguida, o pai entrou no mar para resgatar o filho e ficou também preso nas correntes. Logo de seguida, dois banhistas que estavam na praia, entraram na água, conseguindo alcançar a criança, mas estavam em dificuldades para regressar a terra.

Depois, entrou em ação um ex-Nadador Salvador que se encontrava na esplanada com os amigos, que ao ver a situação e com recurso a uma prancha, a um carratel e a uma boia circular (que estavam guardadas no armazém do concessionário de praia), conseguiu chegar junto das 4 vítimas, retirando-as da água.

Em terra, uma quinta vítima, uma grávida e familiar do pai e da criança, “iniciou um quadro de ansiedade derivado da situação, tendo sido assistida de imediato pelas equipas no local”, disse a mesma fonte.

As 5 vítimas foram assistidas no local transportadas pelos bombeiros voluntários de Póvoa de Varzim e Vila do Conde e pela SIV/INEM de Vila do Conde para o Hospital da Póvoa. O antigo Nadador Salvador também teve necessidade de assistência, devido ao esforço despendido.

A operação de salvamento envolveu operacionais dos Nadadores Salvadores, Viatura 4×4 ANS Os Golfinhos (SAAB Vila do Conde), Piquete da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, Bombeiros Voluntários Póvoa de Varzim e SIV/INEM de Vila do Conde.