Sede em Terroso para Antigos Combatentes do Ultramar anunciada no Dia de Portugal (Fotos)

0
1429

No feriado de 10 de junho, a Associação pela Memória dos Antigos Combatentes do Ultramar celebrou em Terroso o Dia de Portugal na presença de várias dezenas de pessoas, autoridades civis, militares e religiosas da freguesia de Terroso e do concelho. Foi divulgado junto ao monumento da freguesia, que em breve haverá uma sede na localidade.

Nos discursos, Manuel Moreira, presidente da Direção da Associação, apelou a que os antigos combatentes, familiares e amigos, se possam fazer associados e participem ativamente na vida associativa e que possam se organizar para constituir novos órgãos diretivos a sair das eleições que se fará até ao final do corrente ano.

O presidente da Junta da união de freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães Gondar, relembrou o aniversário da inauguração do monumento há 10 anos, um investimento da autarquia, em reconhecimento do contributo de uma geração em período tão difícil da história do nosso país, para os envolvidos e acima de tudo para as famílias. Salientou que a Junta de Freguesia tem apoiado sempre as iniciativas da Associação e respondido positivamente às suas solicitações, estando em vias de assumir as obras que irão decorrer no edifício que será a futura sede.

Lucinda Campos Amorim, em representação do executivo do município, enalteceu a importância do movimento associativo, a perseverança dos dirigentes desta associação em manter viva a memória de uma experiência marcante da sua juventude, e a disponibilização do espaço onde funcionou o Gabinete de Ação Social nas Habitações Sociais de Terroso, onde será instalada a sede desta Associação.

Após esta sessão evocativa teve lugar a missa na igreja paroquial, abrilhantada pelo Grupo Coral de Terroso, seguido da romagem ao cemitério. Foram lidos os nomes dos falecidos em combate e de todos aqueles que já foram chamados à presença do criador. O dia terminou em confraternização numa quinta particular, que recebeu os antigos combatentes de todo o concelho que se quiseram juntar com as respetivas famílias em salutar convívio.